Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Umbanda Conceito



Umbanda é um movimento religiosos que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coração dos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante a palavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas evangélicas e, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos, reconduzí-los aos caminhos da fé.

É hoje um Culta-ciência por encontrar na Física Quântica explicações para inúmeros fenômenos e porque se baseia na absorção das vibrações provindas de um espaço cósmico infinito atuantes sobre determinadas fontes de nosso planeta.

Exemplificando: a vibração que vem do alto numa forma de energia que atua sobre as águas do mar.  Esta vibração denomina-se Yemanjá.  Atuando sobre as rochas e trovões, denominamos Xangô.

Oxalá-vibração do ar (simbolizando o sopro da vida) Yemanjá - vibração do mar; Xangô - vibração das rochas; Ogum – vibração das estradas, dos caminhos; Oxum - vibração das cachoeiras, rios, lagos; Oxossi - vibração das matas; Iansã - vibração dos ventos e raios; Obaluaiê - vibração da terra; Nanã - vibração dos rios e pântanos.

A Umbanda é um Culto de propósitos religiosos, embasada no Cristianismo.  É filosófica e é constituída de três partes distintas: tradicionalista ou africanista; doutrinária; iniciática ou esotérica/exotérica.

Tradicionalista ou Africanista: é a parte que estuda a Umbanda de raiz, como o Omolocô, religiões tribais, mistura de nações.

Doutrinária: é a parte que estuda os fenômenos da mediunidade e o Kardecismo, sem o qual não haveria o conhecimento da Lei do Karma.

Iniciática ou Esotérica: é a parte oculta destinada e reservada ao homem que está se preparando ou que já está em condições de receber a Luz da Iniciação.  Atua nos poderes internos dos indivíduos ou das coisas.

Exotérica: Como religiosa, destina-se aos adeptos segundo seu aperfeiçoamento, mentalidade e cultura.  Atua nos poderes externos (em torno) dos indivíduos e das coisas.

A Umbanda é uma congregação de espíritos evoluídos e involuidos, nos níveis superiores e inferiores do Plano Astral.  Sua cúpula orientadora busca suavizar e contribuir para a evolução dos irmãos mais atrasados ainda nos níveis inferiores da espiritualidade e no plano físico.  Como culto apresenta-se de forma racional, de maneira que qualquer adepto, desde que raciocine, compreenda sua estrutura e suas prioridades, das quais a mais importante é a evolução do homem e dos espíritos atrasados através da prática da caridade.  Umbanda tem seus cultos próprios, reverenciando Zambi em primeiro plano e abaixo, os Orixás, Mensageiros, Guias, Falangeiros e os Espíritos de um modo geral.

Tem seus rituais nos campos vibratórios dos Orixás: matas, cachoeiras, pedreiras, cemitérios, rios e mares.  Umbanda não tem Orixás; tem Guias e Protetores.  Como filosofia seu campo é imenso, incluindo principalmente o fato de ensinar o homem a viver por seus próprios meios e a aprender a preservá-los evitando permanecer na eterna dependência dos outros.

Todavia, a Umbanda que ora praticamos, embora eclética, é liberta de muitos dos seus elos com outras religiões ou filosofias. Livre de práticas e mitologias passadas renasceu neste início de século aqui no Brasil, crescendo desde então, dia a dia.

Umbanda é manifestação divina, culto de caráter místico-religioso, projetada pelo Plano Astral no Brasil, com fundamentos na caridade.  É uma vibração de amor transmitida pelas Entidades.

A Umbanda traz mensagem própria e adequada à índole do nosso povo.  Mensagem de esperança para uma massa sofrida, desejosa de um caminho iluminado para estes dias turvos e cinzentos na matéria, além de uma chance de redenção junto à Divindade.

Sabiamente, a matéria prima desse mesmo movimento é constituída de uma multidão de almas valorosas, resignadas, tolerantes, leais e trabalhadoras.

Elas não são inquietas porque confiam cegamente no poder maior e no roteiro de serviço que lhes foi entregue pelos Superiores da Cidade de Aruanda, uma das muitas moradas do Pai.

Muita Paz.

Por Fátima Damas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ato Devocional



Ato devocional é uma ação praticada a partir de nossa fé nos poderes do nosso divino criador Olorum e nos dos nossos Sagrados Orixás.

     Nossa fé é o elo com os poderes deles e além de canalizá-los e direcioná-los para onde e para quem queremos ajudar, a força da nossa fé alimenta toda a ação que estará sendo realizada para os beneficiários do nosso ato devocional, que tem um momento para começar, mas que se desdobra no tempo e se prolonga na vida das pessoas beneficiadas.

Todo ato devocional se sustenta nos nossos sentimentos de fé, amor, compaixão e piedade para com nossos semelhantes, aos quais queremos vê-los bem e atendem aos propósitos divinos, pois são através deles que os poderes de Olorum/Zambi e dos Sagrados Orixás fluem para as pessoas beneficiarias da nossa devoção religiosa, sustentadora de todos os nossos atos em prol dos nossos semelhantes encarnados e os desencarnados, mas que também necessitam do nosso auxilio.

O ato devocional umbandista, quando praticado com amor, compaixão e piedade para com os espíritos sofredores é tão poderoso que de nossas mãos saem feixes de luzes que os envolvem e cura-os, que os aliviam de seus sofrimentos e pacificam seus íntimos, atormentados pelos rigores da lei para com os que, aqui na terra, se entregaram de corpo e alma às coisas mundanas e se esqueceram de que a vida não se acaba com a morte do corpo físico, mas sim, se prolonga no plano espiritual, onde haveremos de colher os frutos de nossa passagem terrena, materialista ou espiritualizadora.

O umbandista deve crer no poder do nosso divino Criador Olorum/Zambi e no dos Sagrados Orixás, as potencias criadoras e governadoras da Criação.
         
O poder do ato devocional umbandista é tão grande que, quando direcionado para alguém necessitado, dispensa a ida da pessoa à natureza e tudo acontece a partir de uma única vela, de um copo com agua, de um ramo de erva e de uma oração em beneficio dos necessitados.

Poucos prestam muita atenção às recomendações dos guias espirituais quando eles mandam os consulentes acenderem uma vela em sua casa para Deus e determinado Orixá, mas o guia esta praticando um ato devocional, pois estará na casa da pessoa e, após ela fazer o que foi pedido, ele ativará, através de um ato devocional, o poder do Orixá em beneficio da pessoa necessitada, inundando sua casa e sua vida com as luzes vivas e divinas, que tem poder de realização porque provêem diretamente dos seus irradiadores divinos. 

 - Como auxiliar espíritos sofredores na Luz de Pai Oxalá.

"Cada espirito sofredor que você ajuda é uma luz que ascende em sua coroa." 

Por Pai João de Mina 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Palavras de Pai Antonio das Almas - Umbanda de Verdade



Nos dias atuais vemos uma massa de pessoas envolvidas pelos seus traumas, medos, síndromes e decepções transformados em dores dos espíritos procurarem o abrigo e o alento em casas destinadas a caridade Umbandista.

Na maioria dos filhos que a estes postos de luz de Aruanda na terra se dirigem encontramos dentre os casos que lá se apresentam aqueles cujos traumas foram causados pela dor de uma separação afetiva, onde infelizmente o assistido coloca uma pessoa e não Deus como a razão de seu viver. Quando temos Deus dentro de nós aprendemos a recomeçar e enxergar em uma queda uma lição, um aprendizado novo que nos impulsiona para cima novamente só que mais fortalecidos e isso meus filhos poderíamos chamar de maturidade espiritual. Infelizmente nem todos estão preparados para agir desta forma, alimentando a inconformação de uma perda muitas vezes olhando de "nosso lado" benéfica e providencial. Aí encontramos fora de casas de lei de Umbanda sérias, os "comerciantes da fé" usando temas chamativos como "trazer alguém em determinado dia ou hora" prometendo resultados rápidos e promovendo para quem os procura mais débitos ligados à lei do carma e como se não bastasse isso, vemos estampados nas fachadas destes locais CENTRO DE UMBANDA OU ESPÍRITA X.

Infelizmente por parte daqueles que são desinformados e com inúmeras literaturas ligadas ao tema "amarração" vemos de Aruanda infelizmente o nome da religião centenária fundada pelo Caboclo das 7 encruzilhadas ser levada a sarjeta moral comparada com tais práticas.

Meus filhos, a Terra é um planeta onde impera a lei de causa e efeito, ou seja, tudo o que fazemos temos de responder pelos prejuízos causados pelos nossos atos, e vale lembrar que também tudo de bom que praticamos nos revestimos neste bem primeiro. Trabalhar com forças ligadas a enganação emocional, alimentadas por seres trevosos para se resolver este ou aquele problema que nada mais é do que fruto de nossa invigilância e imaturidade só aumenta nossos débitos perante a criação que se manifesta em nossa consciência.

Se mencionamos a lei do carma acima filhos, nego véio diz que " se você fez, Deus como caridade e bondade paternal lhe dá a chance de corrigir seu erro." Tudo na vida obedece a um curso natural filhos, não somos "senhores do destino" e devemos sempre pesar na balança de Xangô nossos atos e decisões para que não venhamos a ferir o destino e a vida desta ou aquela pessoa. "Comprar" um trabalho com a ilusão de resolução de nossa forma é o mesmo que limpar nossa casa e despejar dentro da mesma um caminhão de terra. Nosso futuro deve ser decidido e criado com atitudes sadias e pautadas no bom senso no presente. Devemos compreender que Deus sempre escolhe o melhor caminho para nós na condição de Pai que orienta seu filho ainda incapaz de decidir por si só. Reflitam meus filhos, nego Antonio quer ver estas mentes trabalhando. Não se compra solução, ao contrário se conquista através de nossa reforma interior a evolução que tanto almejamos.

Não procure respostas ou Deus em "postes", mas, sim dentro de você mesmo!

Pai Antonio das Almas

Fonte:   http://taniawentzel.blogspot.com/  

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oremos Irmãos...



Senhor...

Dá-me a esperança para vencer minhas ilusões.

Plante em meu coração a semente do amor e ajuda-me a fazer feliz o maior número de pessoas possível para ampliar seus dias risonhos e resumir as noites tristonhas.

Transforma meus rivais em companheiros, meus companheiros em amigos e meus amigos em entes queridos.

Não me deixes ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.

Dá-me o sabor de saber perdoar e afastai de mim o desejo de vingança.

Senhor... Iluminai meus olhos para que eu veja os defeitos de minha alma.

E vendai-os para que eu não comente os defeitos alheios. Senhor... Levai de mim a tristeza e não a entregueis a mais ninguém.

Enchei meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome.

E arrancai de mim o orgulho e a presunção.

Deus...  Fazei de mim um homem realmente justo.

...e que Assim Seja!

sábado, 22 de outubro de 2011

Proteção Espiritual



Todos devem se proteger espiritualmente, principalmente as pessoas muito sensíveis, as crianças, os jovens, os médiuns e os que já estão canalizando. Hoje há nos grandes centros urbanos muitas forças astrais indesejáveis, muitas delas criadas pelo próprio ser humano.

Quando as auras etéricas, astrais e mentais não estão corretamente purificadas, harmonizadas e equilibradas tornam-se muito vulneráveis à influência de forças indesejáveis, tanto no dia-a-dia como nas comunicações espirituais.

Sendo assim, é importante saber purificar, fechar e proteger o campo de força áurico para impedir a intervenção de qualquer tipo de força de caráter negativo, levando a uma sintonia e um fortalecimento das energias luminosas superiores que podem assegurar uma grande proteção espiritual.

A fim de facilitar esta proteção, transcrevemos abaixo um exercício de proteção espiritual que nos foi transmitido pelos Mestres de Luz.

As energias essenciais de proteção da aura são:

Primeira. A Luz Dourada é a energia de maior proteção planetária, em virtude de o Sol ser uma estrela dourada.

Segunda. A Azul-Celeste, que tem o poder de diluir as energias negativas.

Terceira. A Violeta, que transmuta tudo o que é negativo em positivo e o que é positivo em oitavas superiores.

Quanto mais positivo e irradiante estiver o campo de força áurico, mais luminosas e fortes serão as energias dentro da aura, o que criará uma forte barreira à penetração de qualquer energia negativa.

Os Mestres ensinaram que todos devemos praticar este exercício para assegurar uma maior facilidade na união com nossas almas e com todos os Seres de Luz. Nosso campo de força deve ser estável, forte, e suas energias devem ser positivas, luminosas e com um comprimento áurico seguro para melhor nos salvaguardar de qualquer tipo de influência negativa.

O exercício, inicialmente, deve ser feito em etapas e depois, com a prática, com uma visualização das três energias luminosas, todas ao mesmo tempo. É tudo uma questão de treino no dia-a-dia. Pode ser feito quantas vezes forem necessárias, pelo tempo que mais for conveniente. Colocamos em cada etapa um tempo mínimo apenas para dar uma orientação.

Primeira etapa: o RELAXAMENTO.

Procure relaxar bem, ficando mental e emocionalmente calmo(a), pensando somente naquilo que está fazendo. Caso tenha dificuldades, concentre-se um pouco na respiração, enchendo e esvaziando os pulmões profundamente, mas lentamente. Fique concentrado(a) na respiração, não pense em mais nada.

Quando se sentir mais calmo(a), visualize um quadro mental abstrato de paz e muita tranqüilidade como, por exemplo, um lago tranqüilo cercado pela beleza da natureza, ou uma praia deserta com sua vegetação natural numa região muito verde, ou um grande jardim com suas flores, pássaros e borboletas.

Dê preferência a ambientes naturais, limpos, harmoniosos e tranqüilos.

Este quadro abstrato é imprescindível para ajudar a tranqüilizar a mente e os pensamentos.

Visualize que está caminhando dentro desse quadro mental abstrato, observando a natureza, seus sons, suas cores, seus perfumes, até se sentir sereno(a), calmo(a) e tranqüilo(a). Uma imensa paz invade os pensamentos e as emoções se aquietam.

Quando se sentir bem relaxado(a), passe para a etapa seguinte.

Segunda etapa: a CONCENTRAÇÃO.

Concentre a mente, o foco da vontade, da atenção e da consciência na aura, esse ovóide áurico, o ovo místico que todos possuem. A aura é um campo de força que é formado pela extensão energética dos nossos corpos: físico, astral, mental e da alma; atinge quatro níveis que estão além do plano físico denso, o etérico, o astral, o mental e o causal.

A aura é sensível aos pensamentos, à mente, aos sentimentos e emoções. Tudo o que pensamos, falamos, desejamos e sentimos se reflete em nossa aura, numa linguagem própria de cores energéticas.

Terceira etapa: o EXERCÍCIO DA AURA.

Visualize que do Sol estão descendo três energias coloridas luminosas: DOURADA, AZUL-CELESTE e VIOLETA. A energia dourada desce do Sol e se espalha pela aura, bem junto do corpo (cerca de 2 a 4 cm), formando um ovóide dourado em torno de todo o corpo, da cabeça aos pés.

Agora, visualize que a energia azul está descendo do Sol, ficando logo a seguir à dourada (cerca de 30 a 40 cm além do corpo físico); e em seguida visualize a energia violeta descendo do Sol e envolvendo todo o seu corpo (cerca de 50 a 70 cm além do corpo físico).

A seguir, procure sentir a ação dessas energias luminosas vindas do Sol, purificando, harmonizando, equilibrando, energizando e protegendo você.

Tempo: mínimo de 3 minutos para cada cor.

Depois de trabalhar as três cores energéticas luminosas na aura, visualize por mais 1 ou 2 minutos que as energias luminosas DOURADA, AZUL-CELESTE e VIOLETA estão impregnando o campo de força áurico, ficando estas três cores energéticas cada vez mais claras, suaves, sutis, irradiantes e brilhantes.

Quando terminar, respire profunda e lentamente, agradecendo mentalmente às forças luminosas superiores.

Este exercício não pode ser feito por crianças com idade inferior a 7 anos.

O objetivo deste exercício é de proteção, ajuda que a aura fique purificada, harmonizada e equilibrada de modo a impedir a invasão das forças inferiores que andam soltas nas cidades, nos meios ambientes, e que são irradiadas pelas pessoas que se encontram carregadas negativamente.

Este exercício precisa ser feito com muita FÉ, VONTADE e DETERMINAÇÃO, visualizando que a aura está ficando energizada e nas cores mentalizadas.

A aura reflete tudo o que se passa nos corpos: mental, astral e físico, e é influenciada pela vontade, pelo pensamento e pelas emoções. Se o exercício for praticado com dúvidas, essas abrirão como que buracos na aura por onde as forças negativas passarão.

Naqueles momentos em que há problemas muito sérios para ser resolvidos e muita insegurança, sentimento de solidão, receios e medos, ou nas situações em que pessoas ou ambientes astrais estão carregados negativamente, este exercício de purificação, energização e proteção da aura faz com que as energias superiores e de harmonização não permitam que o nosso campo de força seja contaminado por forças indesejáveis.

Na continuidade da prática deste exercício, não será preciso fazê-lo por etapas, uma vez que a visualização simultânea das três cores estará mais facilitada pelo próprio treino. Visualizando que a aura está imediatamente harmonizada com as energias coloridas originárias do nosso Sol: dourada, azul-celeste e violeta, ficamos aptos a nos proteger em qualquer lugar e a qualquer hora.

Vamos nos Proteger...

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda