Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pontos Cantados


A Umbanda é som e movimento!
É com os pontos cantados que se propicia a instalação de um alto nível energético na Gira, essencial para a realização dos trabalhos de caridade.
São “mantras” poderosíssimos, aos quais recorre-se para atingir a concentração necessária da corrente mediúnica e quando da evocação das diversas Entidades que auxiliam nas Giras de Umbanda.
É através deles que são canalizadas as forças mentais de todos num sentido único, estabelecendo uma comunhão entre os médiuns da corrente e os espíritos evocados que assim se aproximam dos terreiros ou centros, para a realização dos trabalhos.
A harmonia dos sons é uma das mais importantes partes da magia da Umbanda, criando as condições para a instalação do transe mediúnico e para a manifestação das Entidades.
Didaticamente podemos dividir os pontos cantados, á partir das características a eles inerentes, assim, podem ser passados pelas Entidades ou elaborados pelos membros da corrente; podem ser de linha quando evocam determinada falange ou específico para evocação da Entidade;  ou ainda para a realização de trabalhos especiais (Ex.: Pontos de Gira de Cura, Amaci) e homenagear os Orixás.
Existem também os pontos ritualísticos, que fazem parte dos rituais de abertura, do passe coletivo e de fechamento da Gira.
Via de regra os pontos cantados expressam sempre uma mensagem, que pode trazer as características da Entidade ou ensinamentos para todos, de modo que ao ativar a nossa emoção, ative também a magia, e a força espiritual da Entidade para a realização da sua missão.
Os pontos devem ser entoados de maneira ritmada e harmoniosa e principalmente, por todos os integrantes da corrente mediúnica, com emoção e respeito, pois são eles que determinam a corrente vibratória de uma Gira, favorecendo ou dificultando a incorporação da Entidade ou a realização de determinado ritual.
Os pontos cantados mudam de ritmo e de freqüência, de acordo com as vibrações espirituais e energias necessárias para: descarregar, louvar, identificar a falange espiritual, firmar os trabalhos, e para homenagear os Orixás.
Assim, quando participando de uma Gira de Umbanda, todos devem entender a importância de se entoar os pontos cantados e assumir o compromisso de fazê-lo de maneira a contribuir decisivamente para a instalação da Gira com um bom nível energético, cantando com emoção, não se resumindo a mera repetição das letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda