Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mediunidade



A mediunidade é uma qualidade que o ser trás ao encarnar. Tendo essa, muitas formas de aflorar, e costuma processar-se em diferentes níveis consciências, e até níveis sub ou hiperconscientes.

Alan Kardec pesquisou a fundo os mais diversos tipos de faculdades mediúnicas e ordenou as manifestações, que até então eram tidas como tabus ou como possessões malignas. Muitos que mantêm esse juízo até hoje, ainda que a maioria admita que os espíritos podem se comunicar conosco se dispuserem de veículos apropriados (médiuns desenvolvidos).

 Na Antigüidade as pessoas portadoras de mediunidade eram tidas na conta de fenômenos ou de pessoas especiais.

Mas, o Cristianismo, que no começo cultivava as faculdades mediúnicas de inspiração e incorporação, quando as pessoas ficavam possuídas e falavam outras línguas ou transmitiam mensagens, codificava-as como manifestações do Espírito Santo de Deus, tal como antes o Judaísmo já havia feito para explicar os profetas. No entanto, a mediunidade é tão antiga quanto o próprio ser humano, e na Grécia antiga existiam templos dedicados aos deuses, onde médiuns femininos (as pitonisas) faziam a fama destes quando acertavam nos oráculos emitidos, como também provocavam sua ruína caso falhassem continuamente.

Portanto, temos na mediunidade um recurso para nos comunicarmos com o outro lado da vida, e para recebermos mensagens que muito nos auxiliam. Os espíritos, sempre que podem, recorrem a médiuns para nos alertar e nos afastar de caminhos sombrios. Logo, temos na mediunidade um elo de comunicação com todo um plano da vida que é invisível à maioria e só uns poucos clarividentes podem vê-lo e descrevê-lo.

A mediunidade de inspiração e de incorporação é a mais comum, e suas práticas são tão antigas que a origem delas se perde no tempo. O culto aos Orixás é anterior ao Cristianismo, e o fundamento principal do culto de nação é a incorporação de seres naturais que nunca encarnaram.

 As antiqüíssimas tribos africanas tinham seus sacerdotes que realizavam rituais, onde com o auxílio de instrumentos de percussão (tambores, adjás, etc) induziam seus membros ao transe mediúnico, quando então eram possuídos pelos seus Orixás individuais.

O mesmo há milênios faziam os índios americanos, cujos pajés se comunicavam com os espíritos de seus antepassados e os consultavam em caso de calamidades naturais ou guerras que iriam travar com seus inimigos. Logo, só com isso, cai por terra o mote mais usado pelos não-médiuns, que acusam os mesmos de pessoas possuídas pelos “demônios”.

Daimon, em grego, significa unicamente espírito, e consultavam os daimons através das pitonisas, no entanto, só estavam consultando espíritos regidos pelas suas divindades, pois os oráculos eram emitidos dentro de seus templos. Portanto, nada tem a ver com a conotação pejorativa que a igreja Católica deu a esta palavra grega que significa espírito, e que nos dias de hoje é reforçada e distorcida pelos “evangélicos”, muitos dos quais são médiuns inconscientes, ou semi-conscientes, pois manifestam espíritos que, entre outras coisas, falam outras línguas. Alan Kardec descreveu muito bem esta faculdade mediúnica, classificando-a como só mais um tipo de mediunidade comum a alguns médiuns.

Muito antes do advento do Cristianismo a mediunidade era um fenômeno muito conhecido e uma faculdade espiritual, à qual recorriam muitas religiões durante seus rituais. Ainda que em muitas delas, as incorporações acontecessem somente durante seus rituais, onde as pessoas eram levadas a um estado de semi-consciência através da ingestão de certas bebidas alucinógenas ou entorpecentes, predispondo-as à entrega do corpo físico aos espíritos, que os tomavam e realizavam toda uma dança ritual, da qual participava toda a tribo.

Bem próximo de nós temos o exemplo dos índios brasileiros, que têm suas festas religiosas, onde toda a tribo começa a preparar-se nos dias que a antecedem. São ocasiões onde entram em êxtase e se colocam em comunhão com os seus ancestrais. Mesmo não tendo eles um conhecimento da mediunidade, ficam possuídos quando realizam suas danças e rituais. E tanto isto é comum entre eles que os espíritos de índios foram alavancadores da Umbanda, já que incorporavam nos médiuns, mesmo estes não tendo conhecimento do que estava acontecendo, porque desconheciam esse fenômeno. Então, apavorados, corriam até os velhos benzedores negros ou até os nascentes centros espíritas.

Hoje, poucos se dão ao trabalho de refletir sobre a forma ordenada como os espíritos se manifestam nos centros de Umbanda, Espiritismo, e até mesmo de Candomblé, onde até a possessão é toda ordenada e as incorporações acontecem de forma consciente e sempre comandada pelo babalorixá ou ialorixá dirigente, que ora ordena que os médiuns incorporem uma linhagem de Orixás, para a seguir chamar outra linhagem.

No passado, tanto na África, quanto aqui no Brasil, quando iniciavam os “toques”, só uma divindade era chamada a se manifestar, e todo o culto girava em torno dela, a divindade da tribo.

Se observarem bem, perceberão que aconteceu uma transição, durante a qual as antigas e incontroladas possessões espirituais foram sendo ordenadas e colocadas sob controle dos dirigentes dos trabalhos espirituais ou dos cultos de nação, pois hoje em dia os Orixás dos médiuns não só trabalham para os encarnados durante as manifestações, como só se manifestam dentro dos locais destinados ao culto a eles. E o mesmo vem acontecendo com os espíritos, que têm evitado as possessões desordenadas em médiuns ainda inconscientes, preferindo que eles participem de reuniões de estudo sobre fenômenos espirituais e desenvolvam de forma consciente a mediunidade que possuem.

Ainda que tenha passado despercebido a todos, o fato é que, até as manifestações estão sendo aperfeiçoadas e adaptadas ao atual grau de evolução do plano material, racionalista e científico. O grau anterior era emotivo e religioso.

Portanto, mediunidade, nos dias atuais, já faz parte do dia-a-dia das pessoas e não é mais o tabu de alguns séculos atrás, quando médiuns eram torturados, presos ou queimados nas fogueiras da Inquisição, que os julgava bruxos, feiticeiros ou seres possuídos pelo “demônio”.

Hoje, mediunidade é só uma forma de acelerar a evolução espiritual, tanto dos médiuns quanto dos espíritos

Por Mercedes Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda