Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que é a Verdade?



Está bastante claro que somente iremos adquirir a Verdade pelo conhecimento. Mas o que é esta bendita Verdade? Esta é uma das questões centrais da filosofia e pensadores e intelectuais de todo o mundo e de todos os tempos têm buscado esta resposta.

Existem vários tipos e considerações que respondem esta pergunta, mas Gilberto Coltrim, em seu livro Fundamentos da Filosofia, apresenta quatro. Destas transcreveremos aqui duas, buscando uma conexão com a nossa doutrina espírita.

A Verdade Revelada pode ser considerada como aquilo que se revela ao homem, ou seja, as sensações, percepções e sentimentos que temos de um fenômeno. Também pode ser a evidência manifestada nas coisas, e o princípio de todas as coisas é Deus. 

Neste tipo de verdade, incluímos as mensagens e doutrinas enviadas por todos os Espíritos missionários aqui na Terra: Moisés, Maomé, Buda, Cristo etc. Por exemplo, Moisés nos revelou a existência de apenas um Deus, Cristo nos revelou que Deus é amor. Embora a verdade revelada seja importante como precursora e orientadora de direções a se tomar, para nós, os que recebem a revelação, temos que seguir um outro processo para alcançar a verdade, descrito a seguir.

A Verdade Correspondência - Para Aristóteles, o conceito de verdade como a exata correspondência de um enunciado com a realidade da coisa por ele referida. Segundo este filósofo, na busca pela verdade percorremos quatro degraus fundamentais:

ignorância: estado de completa ausência de conhecimento do Sujeito em relação ao Objeto;

– dúvida: estado em que determinado conhecimento é tido como possível, mas não há capacidade de se afirmar ou negar alguma coisa;

– opinião: estado em que o Sujeito julga ter o conhecimento provável do Objeto;

– certeza: estado em que o Sujeito tem plena certeza de seu conhecimento sobre o Objeto. O conhecimento surge como algo evidente.

Um problema com esta definição de verdade é quanto à precisão de cada estágio. Quer dizer, quando eu estarei no estágio de um conhecimento provável ou de uma certeza??

Mesmo assim, encontramos grandes paralelos entre a Verdade Correspondência e os passos evolutivos apresentados pelo Espírito da Verdade a Kardec. Só para relembrar, nós somos criados simples e ignorantes (1º degrau). Certamente vivemos em um nível evolutivo que se enquadra melhor no 2º degrau. Temos muitas dúvidas do futuro nosso e da humanidade. Conforme formos evoluindo chegaremos a mundos onde as reencarnações são necessárias, mas não para sofrimento físico. Acredito eu ser este um estágio mais paralelo com o da opinião, momento em que o bem é altamente predominante, mas ainda há aquisições morais e intelectuais a serem feitas. Certamente o 4º degrau é o da certeza, onde só se podem encontrar os Espíritos puros, os quais apresentam seu processo evolutivo desvinculados da encarnação.

Tendo esta escala de aquisição da verdade em mente, nos damos conta de que as nossas dúvidas e incertezas são, NATURALMENTE, inerentes ao nosso estágio evolutivo e, filosoficamente, deveremos nos esforçar para sobrepor as dúvidas com conhecimentos que nos proporcionem, cada vez mais, opinar sobre nossas vidas e os eventos que ocorrem em nosso mundo. 

Mais uma vez, a caridade é apresentada como educação, e somente pelo processo educativo seremos capazes de nos ajudarmos e de ajudarmos os outros Espíritos próximos a nós a também deixarem a dúvida. Hoje, pra mim, nada faz mais sentido do que a frase "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" Bendito seja Cristo.


             Por Marcelo Fernandes Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda