Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

sábado, 21 de julho de 2012

Somos "MACUMBEIROS" ou UMBANDISTAS?


 
O que significa o termo macumbeiro?

Olá a todos, que Olorum clareie nossos pensamentos, palavras e ações!
É comum ainda nos dias de hoje mediante os avanços da informática e a gama de informação que esta aberta a todos que "desejem aprender" que ainda os praticantes dos cultos afros, aqui em especial nos referindo a Umbanda sejam taxados por algumas vertentes religiosas de "MACUMBEIROS" o incrível é que até dentro mesmo de certos terreiros este termo é utilizado, mas, você sabe realmente o que é ser um macumbeiro?

Infelizmente dentro da Umbanda, temos o infeliz hábito de cultivar "maus hábitos" um deles é de seguir um conceito sem ao menos questiona-lo e acima de tudo passar pela peneira do bom senso.

A origem da palavra macumba é: Macumba no dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento. 

Macumba é um nome africano que se dá a uma madeira extraída de uma árvore que leva o nome de MACUMBEIRA ou ainda MACUMBE que da origem ao famoso ATABAQUE (que significa tambor em Yoruba) que é utilizado como instrumento de percussão e adotado dentro dos cultos afros como um dos componentes para se cantarolar os pontos dos SAGRADOS ORIXAS.

Entende-se então por MACUMBEIRO todo aquele não só que faz, mas que também toca este instrumento na Africa.

Como todos podem verificar MACUMBEIRO não tem nenhuma lógica ligada a pessoas que praticam o mal ao seu próximo, como infelizmente nós ficamos conhecidos partindo esta informação de pessoas mal informadas e acima de tudo que praticam um "dogma" absurdo e sem fundamentos.

Vale lembrar ainda meus irmãos e irmãs que para se praticar o mal não precisamos ter uma vertente religiosa, basta deseja-lo e no meio Umbandista sabemos que a maior demanda é aquela que vem da mente.

Precisamos estudar as raízes e fundamentos da Umbanda para alcançarmos o respeito que tanto desejamos, tirando o que é excesso e dentro do bom senso deixando o que é litúrgico.

Meu muito obrigado a todos e que Olorum nos cubra com suas bênçãos de luz!

Fraternalmente,

Por Géro Maita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda