Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Desejar Ganhar Para Fazer O Bem



Pergunta 902 (Livro dos Espíritos): Será reprovável que cobicemos a riqueza, quando nos anime o desejo de fazer bem?

- Tal sentimento é, não há dúvida, louvável, quando puro. Mas será sempre bastante desinteressado esse desejo? Não ocultará nenhum intuito de ordem pessoal? Não será de fazer o bem a si mesmo em primeiro lugar, que cogita aquele em que tal desejo se manifesta?

Então a resposta são outras perguntas, porque o Espírito da Verdade nos leva a questionar o nosso interior: Será que é tão desinteressado assim mesmo o desejo de ganhar na loteria, por exemplo? "Se eu ganhar na loteria vou dar uma parte para o asilo, se eu ganhar na loteria vou ajudar Fulano." Será? E o resto?

Mas há uma coisa ainda mais profunda que isto e é por isto que o Espírito da Verdade faz tanta pergunta para nós, vamos dizer assim, introspectar para ver. Tem gente, por exemplo, que pede para ganhar dinheiro e promete doar tudo, TUDO para uma instituição de caridade. Será que esse fez tão desinteressadamente assim? Olha o que estou dizendo: alguém promete, se ganhar um dinheiro, dar tudo para uma instituição de caridade. Será que é tão desinteressado assim? Será que essa pessoa não está procurando a fama? E depois poder dizer: "- Olha, eu ganhei tanto e dei tudo para a instituição de caridade."

Existe uma base de vida que o ego utiliza que se chama fama individual. Esta fama não é representada por aparecer na televisão, capa de revista, não é isto... é apenas ser bem reparado pelos outros, é a motivação escondida que muitos dizem não ter, mas que no fundo cria, gera interesse nas ações. Nós precisamos estar muito atentos a isto e constantemente olhando para o nosso interior, para ver se realmente nós estamos agindo tão desinteressadamente assim; precisamos questionar o ego constantemente, no sentido de saber como ele reagiria se aquilo que nós esperamos não acontecesse.

E se você der tudo que você ganhar para os outros e ninguém achar isso interessante? Você vai sofrer? Vai dizer que os outros nem dizem obrigado para você?

Olha o seu interesse: de ser reconhecido, de ter a sua ação reconhecida, de ter mérito. O Krishna diz que o verdadeiro sábio é livre da ação do mérito e do demérito, ele não julga nada para saber se está certo ou se está errado. Então nós precisamos nos libertar do mérito e do demérito, e quando estivermos livres, talvez possamos desejar uma fortuna com a intenção de ajudar os outros. Mas enquanto humanizado, enquanto preso ao ego, enquanto preso às intenções da vida, essa ação de mérito e de demérito estará presente.

Blog Assim falou Joaquim
Fonte: http://www.meeu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda