Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Distância entre o Orgulho e a Humildade



Vamos analisar friamente ambos afim de chegarmos a um ponto comum, tentando fugir dos extremos, mas dentro da "dualidade" de nossa natureza....

A humildade, é usada frequentemente no sentido pejorativo e baixo, quando nos referimos aos "outros". Dizemos humilde, a atitude submissa e passiva daquele que tem medo de si mesmo.

Consideramos humildes, aqueles que são tão medrosos da vida que até sua fala é introspecta, quase incompreensível. . Chamamos eufemicamente de humildes, aqueles que também chamamos de pobres, miseráveis ou coisa mais pesada... Normalmente a humildade só é "boa"; isso é, só é entendida como simplicidade e desprendimento. Quando nos referimos à "nossa" humildade.

Como o ser humano é egocêntrico.. . "Todos" sem nenhuma exceção... Inclusive esse que vos escreve. Sempre somos os melhores. Os fortes. O mais capaz. O mais sabido. O mais "humilde"(?) ... Falta-nos, não humildade, mas uma visão mais ampla do ambiente à nossa volta; para que possamos compreender que somos uma "Parte" de um "Todo"... E não somos o "Todo" que criamos em nossas mentes restritas e nossos sentimentos infantis...

Queremos que as circunstâncias nos favoreçam, queremos que a "sorte" chegue até nós... Queremos demais do nosso mundo, exigimos tudo de todos. E nos esquecemos que devemos nos adaptar à nosso ambiente para poder entendê-lo. E, entendendo-nos, possamos interagir sobre ele para nosso próprio benefício. Foi assim que chegamos à tecnologia que temos atualmente.. . Porém, agora é o momento de evoluir nossas consciências. A tecnologia já evoluiu tanto que, na década de 80, computador era coisa de estudante C.D.F. Hoje em dia, qualquer semi-analfabeto está na Internet.

O momento é de adequação, equilíbrio... Transformar em atitudes de nosso dia a dia, o que nosso coração nos impele... Só vive feliz quem está em paz consigo mesmo, só vive seus sentimentos quem toma atitudes que favoreçam sua vontade. Só vive em paz quem pode compreender um mínimo das leis e princípios que unem nossos pensamentos e nossos sentimentos. Todos temos íntimos desejos em comum, queremos dedicar nosso amor a alguém que nos seja especial, e também desejamos ser agradados por quem amamos.

O que une os seres, independente de distâncias, são o pensamento e os sentimentos sinceros. Isso faz com que estejamos unidos pela grande egrégora da humanidade; cumprindo o seu princípio evolutivo para "Sermos". E para podemos "Ser", devemos nos desprender da necessidade de ter.

Nenhuma fortuna do mundo te fará feliz se você não estiver de bem com seu próprio coração. Viverá eternamente buscando ter, e deixando de ser, deixando de viver... Para deixar herança pros filhos que vão se pegar no tapa na hora da partilha... Seus filhos não escutam o que você ensina, mas observam e repetem tudo o que você faz. Assim como a maioria de nós, repetimos pensamentos e atitudes dos nossos pais.

Orgulho é sentimento. Tudo o que buscamos na vida têm a íntima intenção de suprir nossas carências nesse ambiente. Também somos todos carentes... O que você ta fazendo aqui na net? Todos nós temos essa íntima necessidade de preencher algo que nos falta. Algo não palpável, algo que não se vende e nem se compra. Algo que sentimos e não entendemos direito, e administramos do jeito que podemos, levando pancadas da vida na maioria das vezes.

Nossas obras nos alegram... Nunca vi nenhum artista, músico, engenheiro, pedreiro, técnico consertador, qualquer trabalhador não se sentir orgulhoso quando conclui o seu projeto. É um sentimento ótimo, que nos impele pra frente, que nos faz "ser"... Esse algo que talvez nos falte em muitos momentos da vida quando desistimos de viver, caindo no vazio de nós mesmos, perdido em depressões e sujeições das mais diversas, atraindo todo "lixo" energético que está a nossa volta.

Como uma carga positiva, uma injeção de "adrenalina" diretamente em nosso coração. Assim é o orgulho, o sentimento que temos quando realizamos. Quando podemos contemplar o fruto de nossa transpiração surgida da inspiração.

Boas idéias todo mundo têm. O que difere quem faz de quem não faz nada, é a atitude. Quem acredita em si, acredita em suas idéias, tem "orgulho" de "ser" e de realizar. E realiza com todo o seu sentimento. Quem não faz, não acredita em suas boas idéias. Não acredita em si mesmo. Está entregue ao vazio do seu próprio ser. Toma a atitude "humilde"... Pasmem... Era aqui que eu queria chegar:

Que tal humildade é essa? Anular-se? Viver suscetível às "mares" à nossa volta? Ser pobre, submisso, subordinado, sujeito aos outros? Dos cinco sentidos encontrados no dicionário Aurélio, somente um não tem sentido pejorativo: simples. Mas, ao mesmo a palavra simples é dicotômica, também é usada nos eufemismos de nosso dia a dia. Dizemos que alguma pessoa "é simples". Quando nos referimos a alguém que poderíamos dizer: "ignorante", "pobre", 'medíocre" - Mas a nossa cultura do "politicamente correto", (que não passa de um endosso moderno à hipocrisia) nos obriga a ser amáveis.. Contribuindo para a expansão dos sentidos de nosso vocabulário.

Não é "pecado" nenhum ter orgulho de si, do seu trabalho, das pessoas que estão à sua volta... Das coisas positivas e construtivas. .. É uma necessidade em nossas vidas.... Devemos ter orgulho de nós mesmos para podermos realizar nossas obras com confiança e dedicação. Para podermos fazer melhor, para podermos ser nós mesmos.

Ser humilde pode ser erroneamente entendido como "sentir-se incapaz". Só realiza quem acredita, só acredita quem tem consciência de seus atos. Só tem consciência quem tem mente aberta a novas idéias. Só tem mente aberta quem não descarta a possibilidade de estar errado.

Errar faz parte da vida. São as melhores lições que temos. Nascemos cometendo erros e continuamos errando a vida toda. Os erros se repetem quando não aprendemos o que deveria. Deixamos de cometer os erros que fizemos, mas cometemos novos erros de coisas que ainda nos falta aprender. Assim é a evolução humana. Há uma polaridade, uma dualidade, uma dicotomia em todas as coisas.

"O homem trás em si a santidade e o pecado. Lutando no seu íntimo, sem que nenhum dos dois prevaleça. O homem tolo se põe a lutar por um lado, até perceber que golpeia e sente a dor, ele é o alvo da própria violência. Só então vê que às vezes o covarde é que não mata, às vezes é o infiel que não trai, às vezes bem feitor é quem maltrata. Nenhuma doutrina mais lhe satisfaz."(Herbert Vianna)

Toda palavra expressa idéias e idéias mexem com os sentimentos. Sentimentos movem os seres e fazem nossa vida ter o sentido de "Ser".

Só pode mudar o mundo quem mudar seu país, só muda seu país quem mudou sua cidade, só muda sua cidade quem muda seu bairro, só muda seu bairro quem muda sua rua, só muda sua rua quem muda sua casa e só muda sua casa quem muda a si mesmo... O mundo começa e termina dentro de si... Bom ou ruim, depende de como você vê e interage com ele.

Que a luz ilumine sempre nossas consciências. A harmonia e a paz estejam sempre em nossos dias. O amor e a alegria sempre presentes em nossos corações... E que sejamos cada dia melhores para nós mesmos.

Por Angela

2 comentários:

  1. Olha, sou muito pouco para entender e introjetar tudo isso, mas não vou me preocupar, vou ler repetidas vezes até agir de acordo!! Massa demais!!! Só paulada meu irmão... Angela abençoada, DEUS continue te dando inspiração e evolução. Obrigada!! Denis, te respeito pra caramba!! Bençãos de DEUS!!

    ResponderExcluir
  2. Salve Irmã Márcia... Que Sempre te abençoe! Saravá!!!

    ResponderExcluir

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda