Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Os Chakras na Umbanda



É de suma importância, para os umbandistas, o conhecimento das estruturas de nosso corpo físico para melhor desenvolver seu trabalho e atender às entidades, principalmente as que vêm para os trabalhos de cura. Por isto é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo com o peso de nossa vibração mental.

A palavra chacra ou chakra vem do sânscrito e significa “roda”. Os chacras são centros de força por onde os campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao corpo físico.

São em número de sete e possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual.

Os principais chacras do nosso corpo estão alinhados em sentido vertical: os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois, ficam situados entre os olhos e o alto da cabeça.

Cada um dos chacras (centros de irradiação) possui ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Estes centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, mental e espiritual do homem.

São eles:

Chacra coronário (sahrasrara): é o sétimo chacra e localiza-se no topo da cabeça. Dos sete básicos, é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da consciência. Sua vibração de cor atuante é o branco. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxalá, sendo o melhor dia de absorção de influências a sexta-feira. Seu símbolo é a Flor de Lótus. Seus cristais de energização são: topázio imperial, cristal claro, diamante, quartzo turmalinado, quartzo rutilado e citrino.

Chacra frontal (ajna): é o sexto chacra e localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. È o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse um coração batendo.Sua vibração de cor atuante é o amarelo. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Senhoras (Oxum, Yemanjá, Yansã e Nanã) sendo seu melhor dia de absorção de influências o sábado. È também chamado “chacra da terceira visão”. Seu símbolo é a estrela de seis pontas. Seus cristais de energização são: sodalita, azurita, lápis lázuli, safira, fluorita e ametista.

Chacra laríngeo (vishuddha): é o quinto chacra e localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais. Sua vibração de cor atuante é o vermelho. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ibeji sendo seu melhor dia de absorção de influências o domingo. Seu símbolo é a lua crescente. Seus cristais de energização são: amazonita, turquesa, água marinha, turmalina azul e topázio azul.

Chacra cardíaco (anahata): é o quarto chacra e localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. È responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Sua vibração de cor atuante é o verde. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Xangô sendo seu melhor dia de absorção de influências a quarta-feira. Seu símbolo é a cruz. Seus cristais de energização são: malaquita, esmeralda, turmalina verde, quartzo rosa, turmalina rosa e rodocrosita.

Chacra umbilical ou solar (manipura): é o terceiro chacra e localiza-se no plexo solar. È responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita a percepção de energias. Sua vibração de cor atuante é o alaranjado. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ogum sendo seu melhor dia de absorção de influências a terça-feira. Seu símbolo é o círculo. Seus cristais de energização são: citrino, topázio, pirita, pedra da lua e olho de tigre.

Chacra esplênico (swadhistana): é o segundo chacra e localiza-se na região do baixo-ventre. È responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação. Sua vibração de cor atuante é o azul . Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxossi sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o triângulo. Seus cristais de energização são: rubi, pedra da lua, ágata vermelha, âmbar e olho de tigre.

Chacra raiz ou básico: é o primeiro chacra e localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. È responsável pelo estímulo direto da energia e circulação do sangue. Sua vibração de cor atuante é o violeta. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Almas sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o quadrado. Seus cristais de energização são: turmalina negra, obsidiana, ônix, quartzo fumê, granada e cristal turmalinado.

Se prestarmos atenção quando uma entidade aplica passes, ela geralmente o faz tocando nos pontos de posicionamento dos chacras. Os passes nada mais são que uma forma de transferência de energias para equilíbrio dos centros de força do ser.

Cada um dos sete chacras básicos tem uma afinidade maior com uma das sete vibrações originais e uma das sete linhas de umbanda, mas nenhum pertence exclusivamente a um só Orixá. Em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências.





Chakra Coronário

O sétimo e último chakra é localizado bem no centro de nossa cabeça, é nosso laço com as forças superiores, o nosso canal divino que sempre busca a paz. Quando este chakra está bem sua energia é como uma cascata derramando-se por todo o corpo, muito lindo. Quando em equilíbrio proporciona a consciência cósmica, sabedoria e inspiração. Quando em desequilíbrio proporciona a desmotivação, depressão, desânimo e o bloqueio.

Rege: glândula pineal, aperte superior do cérebro, espiritualidade, meditação e expressões superiores do ser humano.

Quando for meditar posicione suas mãos cruzadas, somente com os dedos mínimos apontados para a frente e os polegares cruzados apontando para o alto, enquanto se concentra pronuncie o mantra: NG ( pronuncia-se MNNNNNNNG).

Algumas Caracteristicas Do Chakra Coronário

CHAKRA CORONÁRIO

Nome Sânscrito: SAHASRARA

Localização: No topo da cabeça

Cor: Violeta e Branco

Corpo: Eletrônico

Elemento: Todos os elementos

Zodíaco: Capricórnio, Peixes, Saturno e Netuno

Planetas: Nenhum

Funções: Revitaliza o cérebro

Cristais: Alexandrita, Ametista e Diamante

Padrões Positivos: Percepção além do tempo e do espaço, Abre a consciência para o infinito

Padrões Negativos: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração



Chakra Frontal

O sexto chakra também conhecido como chakra frontal, tem como função a concentração, memorização, percepção, intuição, para os projetores astrais este chakra é de suma importância pois, permite melhor discernimento e maior facilidade para tarefas como clarividência e mediunidade, também tem forte conexão com nossa consciência. Localizado entre os olhos, ligado a hipófise, quando em equilíbrio da todos os sentidos anteriores. Quando em desequilíbrio dá dores de cabeça, falta de concentração e problemas de visão e audição por dar regência aos orgãos: Visão, Ouvidos, Nariz, parte inferior do cérebro, memória, sistema nervosa e glândula pituitária.

Para melhor comunicação desse chakra, deixe os dedos meio eretos, um tocando no outros e os outros dedos se encostando pela parte do meio das três dobras que o dedo dá, os polegares se tocam nas palmas apontando para parte mais inferior do peito, enquanto se concentra com o movimento das mãos feitos repita o mantra: OM (se pronuncia OMMMMNN), ou AUM (se pronuncia AUMMMMMNN).

Algumas Caracteristicas Do Chakra Frontal

CHAKRA FRONTAL

Nome Sânscrito: AJNA

Localização: Entre as sobrancelhas

Cor: Azul Índigo (violeta escuro)

Corpo: Causal

Elemento: Luz

Zodíaco: Sagitário, Aquário e Peixes

Planetas: Mercúrio, Vênus e Urano

Funções: Revitaliza o sistema nervoso e Visão

Cristais: Azurita, Lápis Lazuli e Quartzo

Padrões Positivos: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria

Padrões Negativos: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão





Chakra Laríngeo

Para nossa liberdade de expressão dependemos sem dúvidas do nosso quinto chakra, o laríngeo ou chakra da garganta, como disse antes ele irá nos fazer expressarmos bem, mostrar nossos sentimentos mais facilmente, retirar inibições e fará nós, nos tornarmos mais simples ao verbalizarmos nossas ideias. Ligado à tireóide tem muito contato com o metabolismo corporal. Quando em equilíbrio dá eloquência, comunicação e expressão. Quando em desequilibrio proporciona a falta de comunicação, isolamento, repressão, dificuldade de representar suas ideias.

Rege os orgãos: Pulmões, brônquios, cordas vocais, garganta, tireóide, boca, nariz e ouvidos.

Para equilibrar este chakra você pode fazer o moviemento meditativo que é somente você cruzar os dedos no interior de sua mão e encostar as pontas dos polegares no alto, formando um buraco redondo, enquanto se concentra e pronuncia o mantra: HAM( se pronuncia: RÃÃÃÃÃMMMNN)

Algumas Caracteristicas Do Chakra Laríngeo

CHAKRA LARÍNGEO

Nome Sânscrito: VISHUDDHA

Localização: Garganta

Cor: Azul claro

Corpo: Mental Superior

Elemento: Éter

Zodíaco: Gêmeos, Touro e Aquário

Planetas: Marte, Vênus e Urano

Funções: Som, Vibração e Comunicação

Cristais: Aquamarina, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topaz azul

Padrões Positivos: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz

Padrões Negativos: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação





Chakra Cardíaco

É local onde você sente aquela dorzinha quando tem uma relação encerrada, ou um sentimento ferido, o chakra cardíaco é responsável pelo amor incondicional de cada ser, é nele que se localiza a mais linda e pura essência do ser, onde não existem mentiras mas sim verdade do que você realmente é! Ligado ao timo tem função essencial na vida de todos, saúde, vitalidade são condições dispostas por este centro de força. Quando em equilíbrio fornece capacidade de perdoar, vontade de estar em grupo ou com amigos, tolerância, espírito de equipe, compaixão, paz. Quando em desequilíbrio os sintomas comuns são: raiva, irritação, ódio, problemas cardíacos, depressão, dores no peito e angústia.

Regente dos órgãos: timo, sangue, coração, pulmão e sistema circulatório.

Para a abertura de tal chakra basta se concentrar em sua localização, sinta-o, imagine ele começar a brilhar cada vez mais, com as mãos separadas, de pernas cruzadas, ponha o dedo indicador encostado no polegar e toque o meio do peito, e a outra mão(direita) com a mesma forma dos dedos, so que relaxada em cima do joelho, enquanto entoa o mantra: YAM(pronuncia: IÃÃÃÃÃÃÃMMMMNNN).

Algumas Caracteristicas Do Chakra Cardíaco

CHAKRA CARDÍACO

Nome Sânscrito: ANAHATA

Localização: Coração

Cor: Verde e Rosa

Elemento: Ar

Zodíaco: Leão e Libra

Planetas: Sol, Vênus e Saturno

Funções: Energiza o sangue e o corpo físico

Cristais: Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa

Padrões Positivos: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz

Padrões Negativos: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação





Chakra Plexo Solar

Cinco centímetros acima do umbigo está localizado o terceiro centro de força, ligado diretamente a energia emocional, domina os sentimentos. Tem conexão direto com o nosso alter-ego, tendo uma importância um tanto quanto relevante em nosso processo energético. Quando em equilíbrio proporciona força de vontade, determinação, poder. Quando em desequilíbrio os sintomas mais comuns são: enjoôs estômacais, falta de vontade, arrogância, irritação, medo, ódio e distúrbios alimentares.

Os órgãos que rege são: estômago, fígado, sistema nervoso, vesícula biliar e sistema digestivo.

Para resolver problemas quanto a abertura faça o mesmo exercício anterior, concentre-se no chakra e o imagine pulsando e brilhando cada vez mais, una as mãos e cruze os dedos na altura do estômago e um pouco abaixo do pulmão, enquanto ecoa o mantra: RAM( a pronuncia correta é RÃÃÃÃÃÃMMMNNN).

Algumas Caracteristicas Do Plexo Solar



CHAKRA DO PLEXO SOLAR

Nome Sânscrito: MANIPURA

Localização: Centro do Peito

Cor: Amarelo

Corpo: Emocional

Elemento: Fogo

Zodíaco: Leão, Sagitário e Virgem

Planetas: Sol, Júpiter, Marte e Mercúrio

Funções: Digestão, Emoções e Metabolismo

Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro

Padrões Positivos: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação

Padrões Negativos: Medo, Ódio, Problema digestivo e Raiva





Chakra Esplênico

Localizado 4 a 5 centímetros abaixo do umbigo o chakra esplênico, também conhecido como chakra sexual, possuí a maior concentração de energia dos sete centros de força, é nele que reside a criatividade, o desejo e o amor pela terra. Quando em equilíbrio produz energia sexual para as mulheres, está diretamente relacionado com a mediunidade, e quando em desequilíbrio proporciona problemas sexuais, problemas no sistema urinário, no útero, e problemas de coluna, os sintomas mais perceptíveis são: possessividade e ciúmes em exagero.

Tem regências dos órgãos: baço, órgãos sexuais ou sistema reprodutivo.

Caso tenha problemas na abertura coloque as mãos em cima de suas pernas cruzadas, sendo que a mão esquerda fique em baixo da mão direita, e que os polegares se encostem, assim formando uma espécie e buraco ovalado, enquanto se concentra na localidade do chakra pronuncie o mantra: VAM( se pronuncia VÃMMMMMMMMMNNN).

Algumas Caracteristicas Do Chakra Umbilical



CHAKRA ESPLÊNICO

Nome Sânscrito: SVADISTHANA

Localização: Umbigo

Cor: Laranja

Corpo: Duplo Etérico

Elemento: Água

Zodíaco: Câncer, Libra e Escorpião

Planetas: Lua, Vênus, Marte e Mercúrio

Funções: Força e Vitalidade física

Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia e Coral

Padrões Positivos: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Padrões Negativos: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.





Chakra Básico

Também conhecido como chakra base o chakra raiz tem função de conexão com a terra, localizado na base da coluna vertebral, nos liga a energia da terra, se você se sente seguro, firme, forte, parabéns teu chakra raiz esta plenamente aberto. O chakra raiz esta relacionado com as pernas e os instintos básico, como a sobrevivência. Em equilíbrio proporciona o bem-estar físico, ligação com a terra e vitalidade, nos homens equilibra a sexualidade. Em desarmonia provoca raiva irritação, pânico, desânimo, impotência sexual, constipação e medo de viver.



Rege os órgãos como: Aparelho reprodutor, espinha, membros inferiores, rins, irriga os órgãos sexuais e ajuda na assimilação das energias vindas da terra.

Caso você tenha problema com o chakra raiz, um ótimo modo de abri-lo é meditando e praticando um mantra específico para abertura do mesmo. Toque a ponta do dedo indicador com a ponta do polegar, concentre-se no chakra raiz, imagine uma luz, entre o ânus e o aparelho reprodutor começar a brilhar, e enquanto você pronuncia o mantra: LAM(se pronuncia: LÃÃÃÃMMMMM).

Algumas Caracteristicas Do Chakra Básico

CHAKRA BÁSICO

Nome Sânscrito: MULADHARA

Localização: Base da espinha

Cor: Vermelho

Corpo: Físico

Elemento: Terra

Zodíaco: Áries, Marte, Touro e Escorpião

Planetas: Nenhum

Funções: Traz vitalidade para o corpo físico

Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta

Padrões Positivos: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.

Padrões Negativos: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda