Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hoje é Dia de Xangô - 24 de Junho - Salve São João Batista

         

        São João Batista é Xangô no sincretismo Afro-Brasileiro

A origem da fogueira no dia 24 de junho, dedicado à São João Batista, é atribuída a um  trato entre duas primas. Isabel, grávida, teria combinado com Maria (que viria a ser mãe de Jesus) que quando chegasse a hora do parto, acenderia uma fogueira no alto de um monte. Assim, poderia receber o auxílio da prima.

Outras teorias supõem uma origem pagã na tradição da fogueira. Conhecida na idade Média, a fogueira do dia de "Midsummer" coincidia com o dia de São João Batista. Dessa forma, o sincretismo se propagou pelos países europeus. As festas e danças vieram, portanto, dos festejos pagãos e foram incorporados pela cristandade.
Portugal trouxe o costume para o Brasil.

Filho de Isabel e Zacarias, um sacerdote, João Batista tinha a firmeza de caráter e é tido como o 'anunciador'. Pode ser considerado o primeiro publicitário da história.


Na cultura dos negros

Por ser justo, São João Batista foi sincretizado também com a cultura afro-brasileira. Os escravos que vinham para o Brasil o adotaram como sendo a representação de Xangô, orixá da Justiça e da Lei.

Xangô é protetor dos que sofrem injustiças, é Senhor Chefe das Falanges do Oriente. Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.

Tido como o orixá mais venerado e respeitado no Brasil, é a pedra fundamental da obra, é o poder da iniciativa, é padroeiro dos juízes, delegados e advogados do bem. Representa o rei justo que sabe administrar, mas que tem o poder da decisão e do equilíbrio da natureza. Assim, quando os céus mandam seus trovões e as hecatombes destroem os lugarejos, diz-se que Xangô está irado e vem julgar as ações humanas.

Orixá do fogo. É simbolizado pelo machado de dois gumes e representado por um rei ao sentado sobre a pedra da lei. Do seu lado dorme um leão, o guardião da justiça.

Diz a lenda que o reino de Xangô foi invadido por uma horda de guerreiros e a derrota era iminente. Xangô teria que entregar sua coroa aos inimigos. Foi então que procurou Orunmilá que o aconselhou a subir em uma pedreira e aguardar iluminação.

Xangô foi até o local, e de repente, tomado por extrema fúria, começou a bater em uma rocha com seu machado de duas lâminas (oxê), ato que fez desprender fagulhas de fogo sobre os inimigos.
Apavorados, os rivais se entregaram a Xangô, que os perdoou e os aceitou como súditos do reino.
         Kaô Kabecilê, Xangô nos abençoe no dia de hoje!

Fonte http://www.agoravale.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda