Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Meus Irmãos

Assine o nosso...

domingo, 24 de outubro de 2010

Quimbanda por Um Quimbandeiro

 Quimbanda ou Kimbanda é uma das sendas brasileiras de práticas religiosas, derivada dos povos africanos e trazida pelos escravos no período da colonização. Este segmento reúne elementos da cultura africana, indígena brasileira e paganismo europeu, frutos da miscigenação cultural a partir da segunda metade do século 19.
Muito embora sua formação nos leve a refletir sobre as crenças de cunho popular, não poderíamos conceber a Quimbanda como unicamente uma seita ou segmento religioso. Nos últimos anos ela tem sido objeto de estudos em diversas áreas como a psicologia moderna e o ocultismo, revelando a Quimbanda mais como um sistema prático de Magia do que uma religião propriamente dita.
Alguns praticantes alegam ser a Quimbanda complementar a Umbanda. Quero deixar claro que este pensamento vem de pessoas com pouco conhecimento. O fato de na Umbanda ter uma “linha negativa”, não significa ser isto uma Quimbanda. Lembremos-nos de que estamos falando de segmentos distintos, ou pelo menos, paralelos.
Seguindo a ótica, a Quimbanda é um sistema prático de Magia por que esta calcada em “princípios universais” e não sincréticos. E ainda que paire uma ampla resistência sobre estes aspectos por boa parte dos praticantes “da velha guarda”, nossos Guias e Mentores, aqueles que incorporamos no dia-a-dia dos terreiros, corroboram com uma visão mais ampla de desenvolvimento, conduzindo seus aparelhos (médiuns) por uma trilha de sabedoria e evolução prática. E não simplesmente por uma rotina de consultas e sacrifícios diários em prol de uma ideologia espiritualista.
Nenhuma entidade de Quimbanda ajuda outrem por que esta buscando alguma “luz”. Em verdade nós é que buscamos esta luz. Há uma relação intrínseca entre o médium e seus guias, e os trabalhos no interior do templo visam uma projeção maior, a descoberta do “verdadeiro templo”. O desenvolvimento das virtudes através das práticas e preceitos ali realizadas.
Quimbanda é uma projeção da nossa realidade. Nela tudo se processa mediante “troca de energias”, de bem elaborados acordos; bem como nosso dia-a-dia. Para realizar um bom negócio, muitas vezes, buscamos parcerias, aliados, sociedades, conselheiros. Portanto, Aprendemos, vivenciamos e compartilhamos entre irmãos as nossas experiências. Somos uma sociedade livre e de auto-expressão. 
 
Rafael Silveira
http://exubandeiro.blogspot.com/p/quimbanda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Pense Nisso...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda