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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escala Evolutiva dos Espíritos na Visão da Umbanda



Não dá para fazer uma tabela cartesiana, pois são duas visões diferentes sobre a Espiritualidade, duas vertentes que chegam ao mesmo ponto vindo de inícios de um lado x e o outro de um lado y. Como pesar o metro... Mas tentarei responder da melhor forma possível... Primeiro: Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Exus e Pomba Giras e mais as outras categorias agregadas como Boiadeiros, Marinheiros e afins não são espíritos em si, mas sim CATEGORIAS, postos, para determinadas tarefas. Por exemplo: existem os policiais, os bombeiros, os médicos, os fisioterapeutas... são CARGOS, FUNÇÕES. Atrás desses "cargos" existem espíritos que assumiram tal cargo ou vestimenta para determinado fim, uma especialidade. Dentro desses "cargos", há espiritos iluminados, sim, e outros mais, e outros menos. Eles para nosso bem e aprendem nesse trabalho a crescerem mais como espíritos. Para um espírito trabalhar em quaisquer cargos da Umbanda, há de se ter um patamar de luminosidade, de entendimento, de querer fazer o bem. Então não dá para eu dizer que o Preto Velho é um sábio ou se um Caboclo é uma outra categoria de espírito na TABELA ESPÍRITA. Sacou? Por isso não dá para fazer a classificação dos espíritos que trabalham na Umbanda com a referência espírita. Por função, de uma maneira bem genérica e "simplista", poder-se-ia colocar mais ou menos os cargos ligados às especialidades: Exu e Pomba Gira - guardiães, executores do Karma, com um entendimento mais próximo das coisas materias. Sua vestimenta de malandro, mulher da vida são apenas expressões tiradas de nosso inconsciente coletivo para podermos, de alguma forma, captar sua função. São arquétipos. Caboclos - curadores, geralmente falam pouco; são guerreiros também. Mostram uma grande força. Expressam-se na figura do índio, do caboclo justamente por essa figura representar o arquétipo da simplicidade, coragem e força. Crianças representam a Pureza - isso não quer dizer infantilidade ou ingenuidade e sim a Pureza no mais alto grau, - o CORAÇÃO PURO. É um arquétipo universal. Geralmente os espíritos que trabalham com essa vestimenta mexem muito no emocional nosso e também , por sua PUREZA, não há maldade que não possam desfazer (trabalhos astrais) Preto Velho - SABEDORIA - arquétipo. Geralmente são os chamados "psicólogos" ancestrais - sua sabedoria, compaixão são enormes e tb são grandes magistas. Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos e outras linhas pertencem a grupos que, originalmente, não compunham a Umbanda - isso não quer dizer que antes tenham sido "maus". Apenas são outras categorias que se agregaram ao trabalho sob a bandeira da Umbanda. Os espíritos zombadeiros, impuros, e outras categorias de menor vibração NÃO PERTENCEM À UMBANDA. São obsessores ou serviçais de outros espíritos malignos para fazer o mal ou à determinada pessoa ou ao trabalho do bem. Por vezes, em médiuns vaidosos e em outras pessoas, "Incorporam" sob o nome de Pretos Velhos, Caboclos, Crianças e, principalmente, sob o nome dos Exus e isso causa uma confusão ENORME para quem não conhece um pouco da Umbanda. 

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“Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.”

Albert Einstein.

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
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A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

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